Datas das Oficinas ENADE de Física e Matemática do Prof. Felipe Almeida e Prof. Ádnei Marinho estarão disponíveis em breve

O QUE É?

Instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:

• a)     aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;
  • b)     ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e professional; e
  • c)     ao nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

QUEM DEVE SER INSCRITO?

Todos os estudantes da UFRA matriculados no final do primeiro ano (ingressantes) e do ultimo ano (concluintes) dos curso.

São considerados estudantes ingressantes (final do segundo período do curso) aqueles que, tiverem concluído entre 7%(sete por cento) e 22% (vinte e dois por cento) de carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES);

São considerados estudantes concluintes (penúltimo e último período do curso) aqueles que, tiverem concluído pelo menos 80% (oitenta por cento) da carga horaria mínima do currículo do curso da IES ou aqueles estudantes que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

OBS:

Serão inscritos também no ENADE todos os estudantes que estão irregulares, ou seja, que foram inscritos em exames anteriores e não foram fazer a prova.

COMO SE INSCREVER?

Os dirigentes das instituições são os responsáveis pela inscrição dos participantes.

COMO SABER SE ESTÁ INSCRITO?

As informações estarão disponíveis em breve no portal da UFRA e no mural do bloco acadêmico.

TODOS OS INSCRITOS FARÃO A PROVA?

Sim. Todos os inscritos estarão na obrigatoriedade de realizar o exame.

QUANDO SERÁ CONHECIDA A LISTA DOS PARTICIPANTES?

O ministério da educação divulgará a relação dos estudantes inscritos no Exame em breve.

QUANDO SERÁ APLICADO O ENADE?

O ENADE será aplicado provavelmente na primeira quinzena de Novembro de 2014, horário de Brasília.

COMO É A PROVA ?  (PESO E PARTES)

1.     Formação Geral (10 questões) = 25%

2.     Componente Específico (30 questões) = 75%

-          85% para múltipla escolha (27 questões)

-          15% para discursivas (03 questões)

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENADE PARA A INSTITUIÇÃO?

Os resultados obtidos com o ENADE são agregados a outros resultados avaliativos institucionais que irão fornecer ao MEC os insumos básicos para o regulamento do sistema de ensino superior, indicando às instituições e aos cursos caminhos para uma qualificação permanente, o que se traduz em uma melhoria e progresso do ensino superior e consequentemente dos futuros profissionais.

O QUE ACONTECE SE O ALUNO FALTAR A PROVA DO ENADE?

O aluno que faltar ao ENADE passará a fazer parte do banco de dados dos alunos irregulares do INEP e ficará impedido de colar grau, pois o Exame é componente regular e é necessário a sua realização para a conclusão do curso. Neste caso, o aluno deverá aguardar o exame do próximo ano para se regularizar.

Veja e faça o download das provas anteriores com as resoluções:

ENADE ANO 2011
Portaria INEP 246/2011:Port-Inep-246-2011-08-04.pdf

(Com o modelo atual e integrado do Curriculo Engenharias VII - Eng. Ambiental e Eng. de Petróleo)

Prova:ENADE_2011_PROVA_ENGENHARIA_GRUPO_VII.pdf

Gabarito da Prova:ENADE_2011_GABARITO_ENGENHARIA_GRUPO_VII.pdf

Resolução: ENADE_2011_RESOLUCAO_ENGENHARIA_GRUPO_VII.pdf
(Discursiva)

ENADE ANO 2008

Prova Geral:FORMACAO_GERAL_2008.pdf

Gabarito da Prova Geral:GABARITO_FORMACAO_GERAL_2008.pdf

Padrão de Resposta (Discursiva):PADRAO_DE_RESPOSTA_DE_FORMACAO_GERAL_2008.pdf