Com o objetivo de debater e analisar as possíveis alternativas que abordam o consumo de forma sustentável, ressaltando a importância da água, resíduos e energia, o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (CAEAER) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) promove o I Seminário de Meio Ambiente, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no anfiteatro do Instituto Ciberespacial (ICIBE).

Participantes com o prêmio de invenção o Logotipo da Semana do Meio Ambiente da UFRA

O Seminário tem como tema “Resíduos, água e Energia: base para um futuro sustentável” e busca aplicar os conhecimentos científicos aliados a contribuição para a melhoria das condições ambientais e sociais referentes ao contexto da região amazônica. Outro objetivo é relacionar esse conhecimento ao desenvolvimento de novas tecnologias para exploração do meio ambiente. A intenção é integrar o corpo docente e discente da UFRA com as instituições científicas da Amazônia para compartilhamento de experiências.

A mesa redonda “Resíduos, água e energia: o novo paradigma de sustentabilidade” ocorre na manhã de terça-feira e discutirá vertentes do modelo de desenvolvimento sustentável, sua viabilidade de realização, dentre outros assuntos vinculados ao tema. A Mesa será composta pelos professores Glauber Tadaiesky (UFRA), Marcelo Moreno (UFRA) e Edkeyse Gonçalves, estudante do curso Engenharia Ambiental da UFRA e ganhadora do Prêmio Empreendedorismo Sustentável 2013, do Santander Universidades . A professora Paula Pinheiro (UFRA) será moderadora da Mesa.

Na quarta-feira, continuaa o ciclo de palestras, incluindo a chamada “Matrizes energéticas brasileiras”. No debate será analisada a quantidade de recursos energéticos que são disponibilizados por um país ou por uma região e a utilização de recursos renováveis. Esta palestra será ministrada pelo professor Leônidas Sobrinho (UFRA).

As demais palestras, denominadas “Aquífero Alter do Chão e sua importância ambiental para Amazônia” e “Emissão de metano na pecuária” serão ministradas pelos professores Milton Antônio da Silva Matta (UFPA) e professora Natália Barbosa (UFRA), respectivamente.

Os alunos com 75% de frequência no Seminário tem direito a um certificado que corresponde a 20 horas de atividade complementar. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site http://alexandreneto98.wix.com/smambiente e encaminhá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O valor da inscrição é de R$ 5, que deverá ser pago no ato do credenciamento.

FONTE: http://www.portal.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2886:i-seminario-de-meio-ambiente-i-sma-2013&catid=99:ultimas-noticias&Itemid=61