ENEEAMB 2012 - UFRA
ORGANIZADO POR ALUNOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE TODAS AS
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARAENSES E DE OUTROS ESTADOS

O ENEEAmb é o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e sua 11ª edição ocorrerá na cidade de São Paulo (SP). Trata-se de um evento acadêmico cujo objetivo é reunir estudantes de graduação (mas formados também são bem-vindos) de forma a trocarem experiências acadêmicas e profissionais, contribuindo para o entendimento da atuação do engenheiro ambiental na sociedade atual. Tampouco é obrigatório que os participantes cursem especificamente Engenharia Ambiental, estudantes de áreas correlatas também podem participar do evento.

A Comissão Organizadora do XI ENEEAmb chegou à conclusão que o tema do evento deveria estar relacionado com a localidade no qual ele é realizado. Tratando-se de São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil e maior megalópole do Hemisfério Sul, o tema deveria refletir as questões urbanas e seus impactos no meio ambiente e na saúde da população. Nosso objetivo é discutir os problemas urbanos, que são agravados em uma cidade grande como São Paulo, e mostrar novas áreas de atuação do Engenheiro Ambiental nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, visando à manutenção da qualidade do meio ambiente e da qualidade de vida da população. As diversas atividades programadas se propõem a mostrar os principais problemas e soluções encontrados na cidade de São Paulo, criando um espaço de discussão sobre a viabilidade e adequabilidade de tais soluções, visando a que os alunos possam levar essas experiências (de sucesso ou fracasso) para suas cidades de origem.

A população urbana brasileira atualmente representa 80% da população total, sendo este número o maior já atingido na história do país. A migração do campo para a cidade, justificada pela melhoria de vida, raramente é bem-sucedida, pois aliado a isso está a falta de planejamento das cidades, a carência de infraestrutura nas regiões recém-ocupadas, o déficit habitacional, o colapso do sistema de transporte urbano, a ineficiência do sistema de saúde e educação, e, por fim, a degradação ambiental. A Região Metropolitana de São Paulo enfrenta esses problemas desde o século XX, quando a população passou de 2,5 milhões de habitantes em 1950 para 20 milhões em 2010.

É pensando nos problemas socioambientais que a cidade de São Paulo e outras cidades brasileiras vêm enfrentando que o tema do XI ENEEAmb é “A atuação do Engenheiro Ambiental no cenário urbano”.