O Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (CAEAER), representa a voz dos estudantes do curso e é responsável por contribuir para a construção de uma consciência crítica entre os estudantes, ao estimular o debate de ideias, ao fomentar a cultura e promover a integração entre os acadêmicos, além de solucionar problemas do curso com o apoio da coordenação do mesmo.

Nesse sentido cabe ao CAEAER organizar atividades como semana do calouro, feira do vestibular, Seminários de Meio Ambiente, dentre outras. A semana do calouro busca apresentar aos novos discentes do curso de forma harmoniosa e divertida, algumas características do curso, a profissão da Engenharia Ambiental, suas habilidades e competências. Apresentar e familiarizar o calouro ao âmbito da Universidade, o espaço por onde vai conviver durante seus próximos 5 anos. A feira do vestibular visa divulgar o curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da Ufra, incentivando o público alvo (estudantes que irão prestar vestibular), por meio de exposição de produções acadêmicas, a escolherem o curso como sua opção no vestibular. O Seminário de Meio Ambiente é organizado pelos membros do Centro Acadêmico e acontece todo ano, no mês de junho, em comemoração ao Dia mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo principal do Seminário é discutir com a comunidade Ufraniana, a sociedade civil, assim como os pesquisadores, os atuais problemas ambientais, a questão da sustentabilidade e da cidadania, e criar propostas de desenvolvimento sustentável. Por isso, propõem-se durante o Seminário palestras e atividades que possam conscientizar e integrar as questões ambientais à vida das pessoas, despertando hábitos de responsabilidade, criação, cidadania e respeito ao meio ambiente.

Essas atividades são organizadas por uma comissão de membros do Centro Acadêmico.

Os integrantes da gestão atual (2018/2019) do CAEAER e suas funções no Centro Acadêmico são descritas abaixo:

NOME: Marina Costa de Sousa

Turma: 2016

Cargo: Coordenação Geral do Centro Acadêmico;

Funções: Convocar e coordenar as reuniões, estabelecendo a pauta dos trabalhos; Esclarecer as questões de ordem que forem sucintas; Designar trabalhos de ordem administrativa por cargos; Exercer o direito de voto, inclusive o de qualidade nos casos de empate; Cumprir e promover o cumprimento das decisões do Centro Acadêmico;

NOME: Carla Raíssa Viégas Botelho

Turma: 2014

Cargo: Vice coordenação do Centro Acadêmico.

Funções: coordenar, organizar e dar assistência a todas as comissões contidas no centro acadêmico juntamente com a com a presidente do CAEAER, verificando a melhor forma possível de gerir o centro acadêmico visando melhorias no curso, sejam melhorias estrutural, organizacional ou educacional, sempre objetivando o melhor para os alunos e para o curso.

NOME: Matheus Dias de Aviz

Turma: 2016

Cargo: Coordenação de Finanças e Captação de Recursos.

Funções: Catalogar, reparar, supervisionar o patrimônio do CAEAER, bem como adquirir novo patrimônio; Controlar a movimentação financeira do CAEAER; Efetuar pagamentos e recebimentos, devidamente comprovados; Assinar junto com a Coordenadoria Geral os cheques e demais documentos necessários à movimentação dos recursos financeiros do CAEAER; Planejar a política de gestão dos recursos financeiros do CAEAER, buscando formas alternativas de captação de recursos tendo em vistas a independência e autonomia financeira da entidade; Prestar contas perante as coordenações e torná-las públicas para todos os estudantes;

NOME: Loene, Gabriel Batista, Lorenza Flor, Eduardo e  Marcus Robert.

Turma: 2016/2015/2014/2014

Cargo: Coordenação de comunicação

Função: Responsável pela parte editorial, comunicação, divulgação e entre outras atividades que estejam relacionados a produção, criação e diagramação de materiais gráficos utilizados nas diversas atividades do centro; Realização dos eventos culturais promovidos pelo CA. Desde a exibição de filmes à realização de confraternizações, promovendo e incentivando atividades artísticas. Além de incentivar a realização de shows, peças teatrais e espetáculos afins, bem como desenvolver e auxiliar qualquer atividade cultural que tenha como finalidade principal o enriquecimento cultural do aluno; Divulgar, e ajudar na promoção e organização de reuniões, encontros, palestras, conferências, debates de caráter científico, social, político e cultural para contribuir com o complemento e lapidação da formação universitária.