O Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (CAEAER), convidada a todos os calouros aprovados para participar da Semana do Calouro EAER 2019, que será realizada entre os dias 02 de março e 04 de março no prédio EAER no campus da Ufra Belém. 

O CAEAER também solicita a participação dos veteranos para a recepção dos novos alunos, estes podem se inscrever no endereço para a organização e apoio da semana do calouro no link a seguir, Inscrições aqui

Ademais, a semana do calouro conta com integração entre calouro-veterano, visitação de laboratórios, palestras de profissionais, professores e grupos de pesquisas  e muito mais.

 

 

Mais informações em:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os professores Otavio Chase e Felipe Almeida publicaram o artigo: Design and Construction of a Mobile Robot: Contributions of Systems Thinking in Engineering Education. Na revista IEEE Technology and Engineering Education, cujo publico alvo são professores e alunos que desenvolvam pesquisa no uso de tecnologias para o ensino em engenharia.

Nos últimos anos, experimentos e disciplinas tem em seus conteúdos curriculares tópicos relacionados ao meio ambiente, economia e sociedade. 

 

Portal do IEEE Technology and Engineering Education:
http://www.ewh.ieee.org/soc/e/sac/itee/index.php/meem

Artigo na Integra:
http://www.ewh.ieee.org/soc/e/sac/itee/index.php/meem/article/viewFile/254/283

 

O que é o IEEE?

I.E.E.E. significa Institute of Electrical and Electronic Engineers 
(Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos)

Portal do IEEE Brasil: http://www.ieee.org.br/

Portal do IEEE: http://www.ieee.org/


É uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior (em número de sócios) organização profissional do mundo.

O IEEE foi formado em 1963 pela fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) com o Instituto Americano de Engenheiros Elétricistas (AIEE).

O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros elétricos, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações etc. Sua meta é promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. 

Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de eletrônicos, computadores e dispositivos. 

Geralmente participa em todas as atividades associadas com organizações profissionais: 

Editando e publicando jornais. 
Estabelecendo atividades de padrões baseadas em consenso. 
Organizando conferências. 
Promovendo publicações técnicas, de seus próprios jornais, padrões e textos de membros.

 

 
 
Turma: EAER10
 
Professores: Vania Neu, Ana Lídia e Leandro Meyer
 
Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas
 
Visita técnica: Fazenda Marupiara. Paragominas Pará.
 
 
 
O projeto "Pecuária Verde" é executado no nordeste do estado do Pará. A fazenda Marupiara, propriedade do diretor do programa, Mauro Lúcio Costa, é uma das áreas onde as práticas sustentáveis vem sendo implementadas. O objetivo do projeto é ser um modelo para as demais fazendas do estado e da região. O projeto foi iniciado em 2011 e já é considerado um modelo de sucesso no setor de produção bovina. Seis fazendas consideradas modelos foram selecionadas para mostrar que as boas práticas nas relações trabalhistas, ambientais e no manejo racional do gado, podem contribuir para tornar ultrapassada a visão da pecuária como sinônimo de desmatamento, maus tratos com animais e trabalho ilegal.
 
O objetivo da visita foi mostrar na prática o Enriquecimento da Reserva Legal, como está acontecendo a Restauração Ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O município de Paragominas escolhido, não foi aleatório e sim por ser  um exemplo, já que mais de 90% das  propriedades rurais estão inscritas no CAR.
 
Paragominas até então estava na Lista negra do MMA por ser líder em desmatamento e hoje ela é um exemplo de como é possível preservar e produzir na legalidade.
 
Agradecimentos a Profa. Vania Neu pelo texto.

 

Nos dias 10 a 14 de fevereiro de 2014, ocorreu em Havana Cuba, o 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR  - UNIVERSIDAD 2014, no qual a UFRA mostrou um dos trabalhos que está desenvolvendo. O título do trabalho apresentado pela Profa. Vania Neu foi: RESGATE DA SOCIOBIODIVERSIDADE: RESTAURAÇÃO AMBIENTAL COM GERAÇÃO DE RENDA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL.

Vale ressaltar que o presente trabalho recebeu nos últimos dois anos duas premiações a nível Nacional: em 2011 o projeto intitulado Meliponicultura na Região Insular de Belém recebeu o Prêmio Universidade Solidária do Banco Santander e no ano de 2013 foi premiado na Categoria Ambiental do Prêmio Samuel Benchimol, intitulado: Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração ambiental com geração de renda em comunidades ribeirinhas na Amazônia Oriental. O êxito atingido pelo projeto tornou-o uma referência de iniciativa em prol do desenvolvimento sustentável na região.


O Projeto que teve inicio em 2011, com objetivo de restaurar ambientes degradados, gerar renda e tirar famílias tradicionais ribeirinhas da Ilha das Onças da situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante a reintrodução de abelhas nativas em ambiente natural. O mesmo foi Iniciado com uma simples ação ambiental, e por meio da percepção e do contato com a comunidade, surgiu à necessidade de intervenções adicionais. Nesse momento, tivemos um grande papel em ajudar a comunidade a resolver problemas básicos de saúde, capacitação nas áreas de desenvolvimento regional sustentável, uso dos recursos florestais não madeireiros, além de buscar o resgate da sociobiodiversidade local. O que antes era um incentivo a meliponicultura e geração de renda passou a ser agora uma iniciativa de promoção da sociobiodiversidade, fato que resultou na necessidade de mudar o nome do projeto, dada a complexidade de atividades e temas trabalhados na comunidade.

Com o lema "Por uma Universidade Socialmente Responsável” o Congresso renova o compromisso neste encontro com a Universidade e com seu tempo, e dar continuidade as reflexões e debates contemporâneos no campo da Educação Superior. O Congresso é reconhecido com um âmbito acadêmico que aponta para o dialogo reflexivo, profundo e aberto a todos os setores da Educação superior e a sociedade em que se encontram inseridos, na função de avaliar as melhores soluções aos problemas presentes na realidade de nossos Países.