Turma: EAER10

Professores: Vania Neu, Ana Lídia e Leandro Meyer

Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas

Visita técnica: Fazenda Marupiara. Paragominas Pará.

O projeto "Pecuária Verde" é executado no nordeste do estado do Pará. A fazenda Marupiara, propriedade do diretor do programa, Mauro Lúcio Costa, é uma das áreas onde as práticas sustentáveis vem sendo implementadas. O objetivo do projeto é ser um modelo para as demais fazendas do estado e da região. O projeto foi iniciado em 2011 e já é considerado um modelo de sucesso no setor de produção bovina. Seis fazendas consideradas modelos foram selecionadas para mostrar que as boas práticas nas relações trabalhistas, ambientais e no manejo racional do gado, podem contribuir para tornar ultrapassada a visão da pecuária como sinônimo de desmatamento, maus tratos com animais e trabalho ilegal.

O objetivo da visita foi mostrar na prática o Enriquecimento da Reserva Legal, como está acontecendo a Restauração Ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O município de Paragominas escolhido, não foi aleatório e sim por ser  um exemplo, já que mais de 90% das  propriedades rurais estão inscritas no CAR.

Paragominas até então estava na Lista negra do MMA por ser líder em desmatamento e hoje ela é um exemplo de como é possível preservar e produzir na legalidade.

Agradecimentos a Profa. Vania Neu pelo texto.