Nos dias 10 a 14 de fevereiro de 2014, ocorreu em Havana Cuba, o 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR  - UNIVERSIDAD 2014, no qual a UFRA mostrou um dos trabalhos que está desenvolvendo. O título do trabalho apresentado pela Profa. Vania Neu foi: RESGATE DA SOCIOBIODIVERSIDADE: RESTAURAÇÃO AMBIENTAL COM GERAÇÃO DE RENDA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL.

Vale ressaltar que o presente trabalho recebeu nos últimos dois anos duas premiações a nível Nacional: em 2011 o projeto intitulado Meliponicultura na Região Insular de Belém recebeu o Prêmio Universidade Solidária do Banco Santander e no ano de 2013 foi premiado na Categoria Ambiental do Prêmio Samuel Benchimol, intitulado: Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração ambiental com geração de renda em comunidades ribeirinhas na Amazônia Oriental. O êxito atingido pelo projeto tornou-o uma referência de iniciativa em prol do desenvolvimento sustentável na região.

O Projeto que teve inicio em 2011, com objetivo de restaurar ambientes degradados, gerar renda e tirar famílias tradicionais ribeirinhas da Ilha das Onças da situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante a reintrodução de abelhas nativas em ambiente natural. O mesmo foi Iniciado com uma simples ação ambiental, e por meio da percepção e do contato com a comunidade, surgiu à necessidade de intervenções adicionais. Nesse momento, tivemos um grande papel em ajudar a comunidade a resolver problemas básicos de saúde, capacitação nas áreas de desenvolvimento regional sustentável, uso dos recursos florestais não madeireiros, além de buscar o resgate da sociobiodiversidade local. O que antes era um incentivo a meliponicultura e geração de renda passou a ser agora uma iniciativa de promoção da sociobiodiversidade, fato que resultou na necessidade de mudar o nome do projeto, dada a complexidade de atividades e temas trabalhados na comunidade.

Com o lema "Por uma Universidade Socialmente Responsável” o Congresso renova o compromisso neste encontro com a Universidade e com seu tempo, e dar continuidade as reflexões e debates contemporâneos no campo da Educação Superior. O Congresso é reconhecido com um âmbito acadêmico que aponta para o dialogo reflexivo, profundo e aberto a todos os setores da Educação superior e a sociedade em que se encontram inseridos, na função de avaliar as melhores soluções aos problemas presentes na realidade de nossos Países.