Nos dias 10 a 14 de fevereiro de 2014, ocorreu em Havana Cuba, o 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR  - UNIVERSIDAD 2014, no qual a UFRA mostrou um dos trabalhos que está desenvolvendo. O título do trabalho apresentado pela Profa. Vania Neu foi: RESGATE DA SOCIOBIODIVERSIDADE: RESTAURAÇÃO AMBIENTAL COM GERAÇÃO DE RENDA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL.

Vale ressaltar que o presente trabalho recebeu nos últimos dois anos duas premiações a nível Nacional: em 2011 o projeto intitulado Meliponicultura na Região Insular de Belém recebeu o Prêmio Universidade Solidária do Banco Santander e no ano de 2013 foi premiado na Categoria Ambiental do Prêmio Samuel Benchimol, intitulado: Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração ambiental com geração de renda em comunidades ribeirinhas na Amazônia Oriental. O êxito atingido pelo projeto tornou-o uma referência de iniciativa em prol do desenvolvimento sustentável na região.


O Projeto que teve inicio em 2011, com objetivo de restaurar ambientes degradados, gerar renda e tirar famílias tradicionais ribeirinhas da Ilha das Onças da situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante a reintrodução de abelhas nativas em ambiente natural. O mesmo foi Iniciado com uma simples ação ambiental, e por meio da percepção e do contato com a comunidade, surgiu à necessidade de intervenções adicionais. Nesse momento, tivemos um grande papel em ajudar a comunidade a resolver problemas básicos de saúde, capacitação nas áreas de desenvolvimento regional sustentável, uso dos recursos florestais não madeireiros, além de buscar o resgate da sociobiodiversidade local. O que antes era um incentivo a meliponicultura e geração de renda passou a ser agora uma iniciativa de promoção da sociobiodiversidade, fato que resultou na necessidade de mudar o nome do projeto, dada a complexidade de atividades e temas trabalhados na comunidade.

Com o lema "Por uma Universidade Socialmente Responsável” o Congresso renova o compromisso neste encontro com a Universidade e com seu tempo, e dar continuidade as reflexões e debates contemporâneos no campo da Educação Superior. O Congresso é reconhecido com um âmbito acadêmico que aponta para o dialogo reflexivo, profundo e aberto a todos os setores da Educação superior e a sociedade em que se encontram inseridos, na função de avaliar as melhores soluções aos problemas presentes na realidade de nossos Países.

ENADE 2014

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 

ENGENHARIAS

 + Detalhes do ENADE14 


Chamada de Conteúdo

Você aluno, professor, técnico ou colaborador do curso, que tenha desenvolvido um projeto, apresentado trabalho ou publicado um artigo junto ao curso, entre em contato com a coordenação para que tenha seu trabalho apresentado no portal da EAER. Somos uma grande equipe, vamos mostrar nosso retorno à sociedade.

A Coordenadoria.